Make your own free website on Tripod.com
 
  Volkswagen Polo  

Este é o novo Volkswagem, com seus faróis ovalados, o virtual substituto do Gol, que chega no segundo semestre de 2002. Certo? Errado. Acontecerá na VW aquilo que aconteceu na Fiat com o Pálio e o Uno, o Polo chega e as versões mais caras e sofisticadas do Gol desaparecem. Lentamente o Polo irá substituir o Gol, conforme o mercado vá respondendo. E os dois irão coexistir. Além do mais, o Gol será totalmente reformulado em 2003 para brigar na faixa de mercado inferior à do Polo.

Os faróis duplos ovalados lembram os do Mercedes Classe E

Segundo a VW, o Polo nacional será idêntico ao europeu, salvo alguns detalhes na "tropicalização". A suspensão será mais alta e robusta para sobreviver aos infinitos buracos e lombadas da vida. O acabamento será bem ao gosto nacional, com tonalidades internas escuras. Fora isso, tudo igual. Tomara, pois o carro tem bons equipamentos, como a cadeirinha para crianças embutida no banco traseiro e a oferta de freios ABS em todas as versões européias, além do controle de estabilidade oferecido nas versões superiores. Esse último item dificilmente estará no carro brasileiro.

Como todo VW o Polo inspira solidez e durabilidade.

De início pode-se descartar um motor 1.0 para o Polo. Certamente ele será equipado com o inédito 1.4 que está sendo preparado pela VW. Um motor 1.6 16v também pode ser montado no carro em uma versão mais apimentada. Mas até agora nada foi divulgado.
O Polo é pouco mais comprido, mais largo e mais alto que o Gol, mas essa diferença fica na casa dos milímetros. Entretanto seu porta-malas é menor. Pelos dados divulgados pela VW alemã, o porta malas do Polo tem 270 litros de capacidade, enquanto o Gol, segundo os dados da VW do Brasil, tem 285 litros de capacidade. Essa diferença de 15 litros não deve atrapalhar muito. Afinal de contas, os anos de desenvolvimento tecnológico que separam os dois faz com que o Polo se sobressaia em muitos outros aspectos, como conforto e segurança.

Interior típico VW: prático, funcional e pouco aconchegante

E quanto ao argentino Polo Classic? É evidente que ele ficará "deslocado" e suas vendas cairão bastante. Sem contar que ele causa um problema enorme para a empresa: Dois carros distintos, de gerações diferentes e de nomes iguais. Precisa dizer mais? Sim: o novo Polo custará algo em torno de R$ 25 mil, a mesma faixa de preço do Polo argentino.

 
Mais Imagens
Fotos: Volkswagen
 
  VW Polo 2002  
Dados Gerais
Carroceria Tipo: hatch
Configuração: 3 e 5 portas/5-passageiros.
Motor/Tração: Dianteiro Transversal/Dianteira
Motores:

Gasolina: 1,2 litros, 8v, 55 cv - 1,2 litros, 16v, 65 cv - 1,4 litros, 16v, 75 cv - 1,4 litros, 16v, 100 cv - Diesel: 1,4 litros, TDI, 8v, 75 cv - 1.9 litros, 8v, 64 cv - 1,9 litros, 8v, 100 cv, TDI

Transmissão: Manual - 5 velocidades
Freios: A disco nas rodas dianteiras, a tambor nas rodas traseiras, com ABS
Dimensões (mm): Comprimento: 3.897 - Largura: 1.650 - Altura: 1.465 - Distância Entre eixos: 2.460
Preço base: R$ 25 mil (estimativa)
 
CURIOSIDADES
O Polo não é o menor VW. Esse título é do Lupo. Medindo 3.529 mm de comprimento (ele é 10 cm menor que um Ford Ka), chega a pesar 850 kg na versão mais despojada, a 3L. Tem 2 motores, um diesel de 1.2 litros e 61 cv e um a gasolina de 1,6 litros, 16v e 105 cv, disponível na versão FSI. Só é fabricado com 3 portas.
 

para cima | página inicial | contato
© 2001 MotorWeb.tripod.com.br

Para uma visualização ideal ajuste seu monitor para 800 x 600 pixels, com
fontes grandes, e utilize Microsoft Internet Explorer 4.0 ou superior