Make your own free website on Tripod.com
 
  Novo Range Rover  

Antes dele os Off Roads eram apenas jipes com capotas. Rústicos, desconfortáveis, feios e mal encarados. Até que na Inglaterra surgiu o Range Rover, nos anos 70, levando luxo e conforto para fora da estrada.

O estilo é o mesmo, com modificações sutís.

Muito antes de Cherokee ou Pajero serem rascunhos nas pranchetas dos projetistas. Com bancos de couro, ar condicionado, direção hidráulica e outros confortos para motorista e passageiros, ele ficou conhecido como o Rolls Royce dos Fora-de-Estrada.

Os anos passaram, os concorrentes vieram e a BMW comprou a Rover, vendendo anos depois para a Ford. E então nasce o novo Range Rover.

Nenhuma peça do modelo atual é compartilhada com o antigo.

Durante o primeiro trimestre de 2002 o novo Range Rover estará a venda como modelo 2003. É um carro completamente novo, distinto do atual, apesar do seu estilo ser muito parecido com o Range antigo. Mas eles não compartilham nenhuma peça se quer. Na verdade o novo Range Rover tem muito mais em comum com o BMW X5 do que com qualquer outro veículo Rover. É que o seu projeto foi iniciado quando a Rover ainda estava sob o controle da BMW. Quando a Ford adquiriu a Rover o projeto estava muito adiantado.

Para concorrer com os seus adversários o Range 2003 conta com um chassis monobloco e suspensão independente nas quatro rodas com altura regulável. O carro ficou mais confortável e seguro, com maior controle do motorista em pisos irregulares. Tração permanente nas quatro rodas, controle de estabilidade DSC, da BMW, e caixa de câmbio automática de comando seqüencial no volante.

Generosidade no couro do revestimento. Luxo a qualquer prova e em qualquer terreno.

Também da BMW são os motores oferecidos: um V8 a gasolina de 4,4 litros de cilindrada e 280 cv de potência e um 6 em linha Turbo-Diesel de 3 litros de cilindrada e 177 cv de potência. O desempenho com o motor V8 é mais que adequado: velocidade máxima de 208 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.

O Range Rover 2003 é maior do que o atual, 200 mm mais comprido e tem um entre-eixos de 2800 mm. Com essas medidas ele se torna um dos maiores S.U.V., ficando na mesma categoria do americano Chevrolet Tahoe e do japonês Nissan Patrol GR. O novo Range Rover já está em produção na fábrica de Solihul, Inglaterra.

 
Mais Imagens
Fotos: Land Rover
 
  Range Rover 2002  
Dados Gerais
Carroceria Tipo: Sport Utility - chapas de aço estampado - estrutura monobloco
Configuração: 5 portas - 5 passageiros.
Motores:

Gasolina: dianteiro, logintudinal - 8 cilindros em V - 4 válvulas por cilindro - 4.398 cm³ de cilindrada - 286 cv a 5400 rpm - torque: 44,8 kgf a 3.600 rpm - Diesel: dianteiro, logintudinal - 6 cilindros em linha - 2 válvulas por cilindro - 2.926 cm³ de cilindrada - 177 cv a 4.000 rpm - torque: 39,7 kgf a 2.000 rpm

Transmissão: Automática - 5 velocidades / Tração 4x4 permanente
Suspensão: Dianteira: independente tipo McPherson, amortecedores pressurizados, molas pneumaticas e estabilizador eletrônico- Traseira: independente, paralelogramas deformáveis, molas pneumáticas, , amortecedores pressurizados e estabilizador eletrônico.
Freios, rodas e pneus: freios dianteiros a disco ventilados - freios traseiros a disco - rodas 7,5 x 18 polegadas - pneus 255/60 R18
Dimensões (mm): Comprimento: 4.950 - Largura: 2.191 - Altura: 1.863 - Distância Entre eixos: 2.880
Preço: US$ 68,500.00 (Estimado na Europa)
 
CURIOSIDADES
A produção do novo Range Rover começou no dia 4 de dezembro. Segundo a Land Rover os concorrentes do Range são (por incrível que pareça) os Mercedes Classe S e os BMW Série 7. Pelo preço de um Range quase dá para comprar 3 Cherokee.
 

para cima | página inicial | contato
© 2001 MotorWeb.tripod.com.br

Para uma visualização ideal ajuste seu monitor para 800 x 600 pixels, com
fontes grandes, e utilize Microsoft Internet Explorer 4.0 ou superior