Make your own free website on Tripod.com
 
  Volkswagen Phaeton  

Phaeton é o nome do próximo Volkswagen, um novo sedã de luxo que será lançado na Europa durante o segundo semestre de 2002. Nasce para concorrer com os BMW Série 7 e os Mercedes Classe S. E vai tirar clientes de um primo: o Audi A8.

Desenho característico Volkswagen e muita semelhança com o Passat.

Suas dimensões são compatíveis com as de seus futuros concorrentes na versão curta (Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes S têm versões alongadas). Com 5,05 m de comprimento e 1,90 de largura tem praticamente a mesma medida de um BMW Série 7.

Mesmo compartilhando alguns painéis de alumínio com o A8 (portas e capôs), o Phaeton não é uma versão Volkswagen do Audi A8. A estrutura é monobloco de aço estampado e as portas são soldadas com a mesma tecnologia a laser usada no Audi A2.

Nos primeiros protótipos o carro era um hatch. A escolha recaiu sobre o sedã.

A suspensão do Phaeton merece destaque. É a ar com molas pneumáticas no lugar das tradicionais helicoidais e de série em todas as versões de acabamento. É a primeira vez que um carro desse porte tem esse tipo de suspensão de série em todas as versões.

A gama de motores tem várias unidades completamente novas. Um motor V6 com 3,2 litros e 241 cv será oferecido na versão básica do novo Volkswagen. As versões mais sofisticadas contarão com um motor W12 de 6,0 litros e 420 cv (semelhante ao motor do Audi A8 W12). e um motor Diesel V10 TDI com 313 cv. Esse é o mais potente motor diesel que já equipou um sedã. A tração será total nas versões mais potentes com a nova caixa automática de 6 marchas da ZF (a mesma do novo BMW Série 7).

Interior luxuoso, amplo e confortável. Destaque para o painel com tela multi-função no console.

Entre os equipamentos se encontrará coisas tão sofisticadas quanto o novo climatizador, o sistema 4-Corner Climatronic, que distribui o ar refrigerado automaticamente, sem a formação de correntes de ar. A regulagem de temperatura, velocidade e fluxo de ar regulados independentemente para cada um dos ocupantes do carro. Um painel de controle de múltiplas funções com uma tela digital que se modifica conforme o equipamento que será manipulado (equipamento de som, navegador, televisão, telefone e climatizador). O interior tem desenho tipicamente germânico, frio e funcional. O enorme logotipo no volante nos faz lembrar que se trata de um legítimo Volkswagen.

O Phaeton será fabricado na nova unidade da Volkswagen em Dresden, na Alemanha.

 
Mais Imagens
Fotos: Volkswagen
 
  Volkswagen Phaeton  
Dados Gerais
Carroceria Tipo: Sedã - 4 portas, 4 lugares - painéis de alumínio e chapas de aço estampado - estrutura monobloco
Motores:

Gasolina: dianteiro, logintudinal - 6 cilindros em V - 4 válvulas por cilindro - 3,2 litros- 241 cv - torque: 32,2 kgf - 12 cilindros em W - 4 válvulas por cilindro - 6,0 litros - 420 cv - torque: 56,1 kgf - Diesel: dianteiro, logintudinal - 10 cilindros emV - 4 válvulas por cilindro - 5,0 litros - 313 cv - torque: 76,5 kgf

Transmissão: Automática - 6velocidades / Tração 4x4 permanente
Suspensão: Dianteira: independente tipo McPherson, amortecedores pressurizados, molas pneumaticas e estabilizador eletrônico- Traseira: independente, paralelogramas deformáveis, molas pneumáticas, , amortecedores pressurizados e estabilizador eletrônico.
Freios, rodas e pneus: freios dianteiros a disco ventilados - freios traseiros a disco - rodas 7,5 x 18 polegadas - pneus 255/60 R18
Dimensões (mm): Comprimento: 5.050 - Largura: 1.900 - Altura: 1.440
Preço: US$ 68,500.00 (Estimado na Europa)
 
CURIOSIDADES
Com paredes transparentes, a nova fábrica da Volkswagen em Dresden permitirá que os compradores dos carros e visitantes assistam à montagem artesanal. Os proprietários também poderão decidir sobre detalhes de acabamento. A nova fábrica foi concebida como um parque temático, com zona comercial, restaurantes e sala de exposições. Galerias, jardim botânico e um cilindro de cristal de 40 metros de altura embelezarão as instalações. Veja imagem da maquete.
 

para cima | página inicial | contato
© 2001 MotorWeb.tripod.com.br

Para uma visualização ideal ajuste seu monitor para 800 x 600 pixels, com
fontes grandes, e utilize Microsoft Internet Explorer 4.0 ou superior