Make your own free website on Tripod.com
 
  Citroën C3  

Pode ir se acostumando com esse carro. Ele será o próximo projeto da Citroën no Brasil. O estilo do C3 não tem nada a ver com o que foi visto ultimamente saindo das linhas de montagem da Citroën. É um carro original, com estilo e proporções pouco usuais, pra dizer o mínimo. Suas formas são muito arredondadas com destaque para o teto e o para-brisa.

Desenho inédito, sem similares na linha Citroën.

Somente a versão de 5 portas foi apresentada até o momento. A carroceria mede 3.850 mm de comprimento, 1.667 mm de largura, 1.520 mm de altura e tem distância entre eixos de 2.300 mm. Merece destaque uma medida do carro que parece ter sido feita de encomenda para o Brasil: a distância livre do solo. É de 590 mm, altíssima para os padrões europeus mas perfeitamente adequada para nós.
O carro é alto, o que possibilitou desenhar bancos para que os ocupantes fiquem melhor acomodados sem necessitar de maior espaço transversal além do convencional. O espaço interno também é ajudado pela generosa distância entre-eixos. Segundo a Citroën, o C3 é o carro mais espaçoso de sua categoria.
O porta malas tem capacidade para 305 litros de volume. Os bancos traseiros podem ser totalmente rebatidos ou parcialmente na disposição 1/3 e 2/3 para acomodar objetos mais compridos e mais algum(ns) passageiro(s).

Formas arredondadas e altura vão chamar muita a atenção.

A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson com estabilizador. A traseira, semelhante ao Peugeot 307, é composta por um eixo de torção com estabilizador. Freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras. O carro conta com sistema anti-travamento ABS.
A gama de motores disponíveis é grande na europa. Começando por um 1,1 litros de cilindrada e 60 cv (44 kw); o outro tem 1,4 litros de cilindrada e 75 cv (55 kw) e o terceiro tem 1,6 litros de cilindrada de 16 válvulas e 109 cv (80 kw). É evidente que no Brasil o C3 terá uma versão 1,0 litro, que por sinal já está sendo desenvolvida por técnicos do Brasil e da França.

O interior tem um toque de esportividade.

O carro terá que enfrentar uma verdadeira guerra na categoria mais disputada do mercado brasileiro. Armas para isso ele tem: bom espaço interno, praticidade nos detalhes do projeto e conforto para os ocupantes. O que pode atrapalhar é o preço, geralmente alto para lançamentos, seu design diferente e uma rede de assistência técnica praticamente inexistente fora dos grandes centros. Mas parece que ele está chegando. Então, prepare-se.

 
Mais Imagens
Fotos: Citroën
 
  Citroën C3  
Dados Gerais
Carroceria Tipo: hatch - chapas de aço estampado - estrutura monobloco
Configuração: 5 portas/5-passageiros.
Motor/Tração: Dianteiro Transversal/Dianteira
Motores:

Gasolina: dianteiro, transversal - 4 cilindros - 1,1 litros, 8v, 60 cv - 1,4 litros, 8v, 75 cv - 1,6 litros, 16v, 109 cv - Diesel: dianteiro, transversal - 4 cilindros - 1,4 litros, turbo, 8v, 68 cv - 1.4 litros, turbo - intercooler - 16v, 90 cv

Transmissão: Manual - 5 velocidades
Freios: A disco nas rodas dianteiras, a tambor nas rodas traseiras
Dimensões (mm): Comprimento: 3.850 - Largura: 1.667 - Altura: 1.520 - Distância Entre eixos: 2.300
Preço base: não disponível
 
CURIOSIDADES
Brevemente o C3 terá um irmão, o Peugeot 107, que em 2003 substituirá o atual 106. As marcas pertencem ao grupo PSA e desenvolvem projetos em conjunto. O novo 107 será muito parecido com o C3, porém, terá a identidade visual Peugeot.
 

para cima | página inicial | contato
© 2001 MotorWeb.tripod.com.br

Para uma visualização ideal ajuste seu monitor para 800 x 600 pixels, com
fontes grandes, e utilize Microsoft Internet Explorer 4.0 ou superior