Make your own free website on Tripod.com
 
  BMW Hidro  

Um BMW 7 é o novo modelo do projeto Clean Energy

A BMW apresenta o sexto veículo do Projeto Clean Energy, o 745h (h de hidrogênio). A BMW afirma que a tecnologia presente no 745h é suficientemente avançada para permitir o próximo passo, rumo à sua produção em larga escala. Deste modo, seria possível ter um automóvel que emitiria zero % de gases nocivos, já que o único resíduo deste veículo é água na sua forma mais pura, resultante da combinação das moléculas de hidrogênio com o oxigênio do ar (o processo geral é o inverso da eletrolise da água).

Pelo escapamento só sai água.

O 745h tem o primeiro motor V8 do mundo que utiliza tanto hidrogênio como gasolina. Este V8 é praticamente idêntico aos V8 a gasolina da marca. Engloba o sistema Bi-VANOS, VALVETRONIC e o sistema de variação contínua de abertura das válvulas.

O hidrogênio é armazenado num tanque com uma parede dupla em aço colocado atrás dos bancos traseiros criogenicamente, ou seja, numa forma super resfriada para manter o gás na forma líquida a uma temperatura em torno de 250 ºC negativos. Duas válvulas de segurança controlam a ventilação no caso de acontecer um excesso de pressão. Estas válvulas e o tanque compreendem métodos bastante avançados de segurança, comprovada em numerosos testes de colisão. Nos testes com choques traseiros o tanque não sofreu ruptura.

Motor funciona tanto a gasolina quanto a hidrogênio.

Um outro pré-requisito na introdução de hidrogênio como combustível é o processo de abastecimento, que não poderá ser mais complicado ou demorado do que um abastecimento normal de um veículo a gasolina.. A temperatura extremamente baixa de – 250 ºC requer um equipamento de abastecimento especialmente preparado e com tecnologia e segurança adequada. A BMW já conseguiu desenvolver a tecnologia adequada, completamente robotizada e que será apresentada ao público no aeroporto de Munique. O processo automatizado de abastecimento do tanque na totalidade demora menos de três minutos. Será que estamos chegando perto do carro ecologicamente correto?

CURIOSIDADES
Em 1 de fevereiro de 2001 se iniciou no emirado de Dubai, no Golfo Pérsico, a turnê mundial da frota dos automóveis BMW movidos a hidrogênio. Com início em Dubai, a turnê continuou por várias cidades, tais como Bruxelas, Milão, Tóquio e Los Angeles. A frota de quinze carros BMW 750 hL (modelo antigo) percorreu cerca de 100.000 km somente na Europa
 

para cima | página inicial | contato
© 2001 MotorWeb.tripod.com.br

Para uma visualização ideal ajuste seu monitor para 800 x 600 pixels, com
fontes grandes, e utilize Microsoft Internet Explorer 4.0 ou superior

4,68 href="index2.htm">